R. Tiradentes, 17

Centro, Canoas - RS

(51) 3472-2215

Agendamentos

(51) 3466-3847

Agendamentos

Seg - Sex

8:00 - 17:45

Qual é a diferença entre alergias alimentares e intolerâncias alimentares? O que você pode fazer se achar que é sensível a certos alimentos? Aprender quais os alimentos que você precisa evitar é importante para qualquer pessoa com alergias alimentares graves.

O que são alergias alimentares?

Uma alergia alimentar é uma resposta do sistema imunológico a uma substância nos alimentos, geralmente uma proteína. A substância a que você é alérgico é chamada de alérgeno. Quando um alérgeno é ingerido, pode causar uma reação alérgica nos sistemas respiratório, digestivo ou na pele. Os sintomas típicos são chiado ou dificuldades respiratórias, vômitos, diarreia, erupções cutâneas ou urticária.

Os alérgenos alimentares mais comuns incluem:

O que é uma intolerância alimentar?

A intolerância alimentar é uma reação desagradável a um alimento que não envolve o sistema imunológico (que é diferente de uma reação alérgica).

Por exemplo, a intolerância à lactose é o que acontece quando o corpo não consegue degradar a lactose, um açúcar natural encontrado no leite. Isto é diferente de uma alergia ao leite, que é causada por uma resposta imune à proteína no leite de vaca.

Você deve evitar o leite se tiver intolerância à lactose?

Depende. Algumas pessoas que têm intolerância à lactose podem tolerar uma pequena quantidade de leite ingerida. Comece com ½ xícara (125 mL) de leite de cada vez para ver o quanto você está confortável bebendo.

Você também pode beber leite com lactose reduzida ou sem lactose, ou usar as gotas ou comprimidos comercialmente disponíveis que ajudam a quebrar a lactose nos alimentos.

Se você não pode tolerar o leite, você ainda pode tolerar produtos lácteos que têm muito pouca lactose, como iogurte ou queijos duros.

No entanto, se você for muito sensível à lactose, pode ser necessário evitar todos os alimentos que contenham lactose. Nosso Médico gastroenterologista poderá testá-lo para intolerância à lactose.

O que é uma reação anafilática?

A anafilaxia é o tipo mais grave de reação alérgica. É súbita, grave e potencialmente fatal. Uma reação anafilática pode ser causada por uma alergia alimentar, picadas de insetos ou medicamentos.

Quase qualquer alimento pode causar uma reação anafilática, mas os mais comuns são amendoim, nozes, marisco, peixe, leite de vaca, ovos, gergelim e soja. Pessoas com asma e alergias alimentares estão em maior risco de ter uma reação anafilática aos alimentos.

Sintomas de uma reação anafiláctica:

O que você deve fazer se suspeitar de uma alergia ou intolerância alimentar?

Primeiramente você deve discutir as suas preocupações com seu médico. Ele pode encaminhá-lo para testes ou para um especialista em alergia. Conseguir um diagnóstico adequado é importante, pois algumas alergias alimentares podem ser graves e fatais.

A ação mais importante para pessoas com alergias alimentares é evitar alimentos que causam uma reação. Ler os rótulos dos alimentos e verificar com os fabricantes de alimentos e restaurantes é muito importante saber quais os alimentos a evitar.

Indivíduos com alto risco de reações anafiláticas devem ter um cuidado especial para evitar alimentos que causam alergia e devem portar um auto-injetor de epinefrina com eles em todos os momentos.

Se você tem uma intolerância alimentar, você ainda pode ser capaz de comer pequenas quantidades desse alimento. Por exemplo, se você tem uma intolerância à lactose, pode não ser capaz de beber leite, mas pode comer iogurte. Todo mundo com uma intolerância reage de maneira diferente e você terá que decidir o que funciona para você (o nosso teste de intolerâncias alimentares poderá ajudá-lo a descobrir melhor suas intolerâncias).

Se você possui algum desses sintomas relatados acima, não deixe de agendar uma consulta com o nosso Gastroenterologista, afim de, realizar um procedimento inovador que identifica intolerâncias alimentares através de testes respiratórios com hidrogênio; tal teste é considerado padrão ouro para diagnósticos de intolerâncias alimentares, uma vez que, eles são práticos, realizados no consultório e sem a necessidade de coleta de sangue do paciente.

Dr. Fabrício Bragagnolo – Gastroenterologista
– Veja todos os posts CLIQUE AQUI
– Fique por dentro! Curta nossa página do Facebook CLIQUE AQUI