Visão Geral do Câncer de Estômago

O câncer de estômago ocorre quando células anormais crescem fora de controle em uma das três camadas do estômago. Vários tipos de câncer podem ocorrer no estômago. O câncer geralmente começa na camada interna (onde os alimentos tocam o estômago) e se move para as camadas externas. Pode se espalhar para órgãos próximos ou para áreas distantes do corpo.

O tratamento depende de quão longe o câncer se espalhou e de sua saúde geral. Cirurgia para retirar parte ou todo o estômago é o tratamento mais comum. Você também pode tomar medicamentos (quimioterapia) ou fazer tratamentos com radiação para matar as células cancerígenas.

O tratamento com quimioterapia ou radiação pode deixá-lo muito cansado e nauseado. Você pode vomitar ou ter diarréia. Também pode tornar seu sistema imunológico mais fraco. Isso pode aumentar o risco de infecção.

Quando você descobrir que tem câncer, poderá sentir muitas emoções e precisar de ajuda para lidar com isso. Procure apoio de familiares, amigos e conselheiros. Você também pode fazer as coisas em casa para se sentir melhor durante o tratamento.

Os sintomas estão em dois estágios distintos:

Sintomas em estágio inicial

É comum que pessoas em estágio inicial não apresentem sintomas. No entanto, à medida que o câncer de estômago cresce e se espalha, ele exibe alguns sinais e sintomas reveladores, mesmo estando nos estágios iniciais.

Os sintomas podem incluir:

Muitos sintomas do câncer de estômago em estágio inicial também são sintomas de problemas estomacais menos graves. Se você estiver tendo algum destes sinais e sintomas, é importante consultar o seu médico. Quanto mais cedo diagnosticamos o câncer, mais sucesso podemos tratá-lo.

Sintomas avançados

Os sintomas do câncer de estômago avançado são mais graves que os do câncer de estômago em estágio inicial. Como o câncer de estômago em estágio avançado cresceu e se espalhou, também pode afetar órgãos próximos, incluindo:

Se o câncer de estômago cresceu para criar um bloqueio no estômago ou no intestino grosso, você pode experimentar:

Os sinais de que o câncer de estômago se espalhou para o fígado incluem: