Esse texto apresenta uma visão geral sobre a diverticulite. Os divertículos são pequenas bolsas protuberantes que podem se formar no revestimento do sistema digestivo. Eles são encontrados mais frequentemente na parte inferior do intestino grosso (cólon). Os divertículos são comuns, especialmente após os 40 anos, e raramente causam problemas.

A presença de divertículos é conhecida como diverticulose (die-vur-tik-yoo-LOE-sis). Quando uma ou mais bolsas ficam inflamadas e, em alguns casos, infectadas, essa condição é conhecida como diverticulite (die-vur-tik-yoo-LIE-tis). A diverticulite pode causar fortes dores abdominais, febre, náuseas e uma mudança acentuada nos hábitos intestinais.

A diverticulite leve pode ser tratada com repouso, mudanças na dieta e antibióticos. A diverticulite grave ou recorrente pode exigir cirurgia.

Os sinais e sintomas incluem:

Quando ver um médico?

Procure atendimento médico sempre que tiver dores abdominais constantes e inexplicáveis, principalmente se também tiver febre e constipação ou diarreia.

Causas

Os divertículos geralmente se desenvolvem quando os pontos naturalmente fracos do cólon cedem sob pressão. Isso faz com que bolsas do tamanho de bolas de gude se projetem através da parede do cólon.

A diverticulite ocorre quando os divertículos rompem, resultando em inflamação e, em alguns casos, infecção.

Vários fatores podem aumentar o risco de desenvolver diverticulite:

Complicações

Cerca de 25% das pessoas com diverticulite aguda desenvolvem complicações, que podem incluir:

Para ajudar a prevenir: