O seu médico pode suspeitar que você tenha um problema do ducto biliar se tiver algum dos sintomas clássicos ou se um exame de sangue mostrar que você tem um nível alto de bilirrubina. O seu médico fará o seu histórico médico e o examinará para procurar pistas que possam explicar os danos nos ductos biliares e no fígado. Como a inflamação do fígado (hepatite) e as cicatrizes do fígado (cirrose) podem causar sintomas semelhantes, seu médico perguntará sobre o uso de álcool, drogas e práticas sexuais, o que pode resultar em doença hepática.

Se você tiver cálculos biliares, tiver sofrido pancreatite ou cirurgia abdominal ou apresentar sintomas de uma condição auto-imune (como dor de artrite, boca ou olhos secos, erupções cutâneas ou diarréia com sangue), informe o seu médico. Como alguns medicamentos podem retardar a drenagem através dos ductos biliares, seus medicamentos devem ser revistos.

Você precisará de exames de sangue para medir seus níveis de fosfatase alcalina, bilirrubina e / ou gama-glutamiltransferase (GGT). Estes são marcadores de obstrução do ducto biliar. Outros exames de sangue podem sugerir inflamação do fígado ou cirrose. Ocasionalmente, exames de sangue especializados podem ser úteis, como testes de anticorpos para diagnosticar cirrose biliar primária ou colangite esclerosante primária. Um exame de sangue com um alto nível de CA 19-9 pode sugerir um diagnóstico de colangiocarcinoma.

Se o seu médico suspeitar de um problema do ducto biliar, testes adicionais dependerão da causa suspeita da doença. Os testes comumente usados ​​incluem:

Se você tem uma forma crônica de doença do ducto biliar, seu médico pode verificar se há anormalidades no colesterol ou osteoporose. Ambas as condições são mais comuns em pessoas com anormalidades de longa data na drenagem do ducto biliar.