R. Tiradentes, 17

Centro, Canoas - RS

(51) 3472-2215

Agendamentos

(51) 3466-3847

Agendamentos

Seg - Sex

8:00 - 17:45

Sua vesícula biliar armazena bile até você comer e depois libera bile no intestino delgado para ajudar a digerir os alimentos. A bile é produzida no fígado. Ele contém uma mistura de produtos como bilirrubina, colesterol, ácidos biliares e sais. Os ductos biliares são “tubos” de drenagem que transportam a bile do fígado para a vesícula biliar e da vesícula biliar para o intestino delgado.

Uma variedade de doenças pode afetar seus ductos biliares. Todos bloqueiam os ductos biliares de alguma maneira, e é por isso que as várias doenças causam sintomas semelhantes.

Os cálculos biliares são a causa mais comum de ductos biliares bloqueados. As pedras geralmente se formam dentro da vesícula biliar e podem bloquear o ducto biliar comum na base do fígado. Se o ducto permanecer bloqueado, a bilirrubina entra na corrente sanguínea. Se as bactérias acima do bloqueio se acumularem e voltarem para o fígado, isso poderá causar uma infecção grave chamada colangite ascendente. Se um cálculo biliar parar entre a vesícula biliar e o ducto biliar comum, pode ocorrer uma infecção chamada colecistite.

As causas menos comuns de bloqueios incluem cânceres do ducto biliar (colangiocarcinomas) e estenoses (cicatrizes que estreitam os dutos após infecção, cirurgia ou inflamação).

Outras doenças do ducto biliar são incomuns e incluem colangite esclerosante primária e cirrose biliar primária. Normalmente diagnosticada na meia idade adulta, essas condições criam inflamação contínua nas paredes do ducto biliar, que pode estreitar e cicatrizar as paredes. A colangite esclerosante primária é mais comum em pessoas com doença inflamatória intestinal (colite ulcerativa ou doença de Crohn). A cirrose biliar primária é mais comum em mulheres. Às vezes, é associado a doenças autoimunes, como síndrome de Sjögren, tireoidite, esclerodermia ou artrite reumatóide.

A atresia biliar é uma forma rara de bloqueio do ducto biliar que ocorre em alguns bebês duas semanas a seis semanas após o nascimento, uma época em que os ductos biliares não completam seu desenvolvimento normalmente.

As condições crônicas da colangite esclerosante primária, cirrose biliar primária e atresia biliar podem resultar em inflamação e cicatrização do fígado, uma condição conhecida como cirrose.


Dr. Fabrício Bragagnolo – Gastroenterologista
– Veja todos os posts CLIQUE AQUI
– Fique por dentro! Curta nossa página do Facebook CLIQUE AQUI