Os sintomas de um ducto biliar bloqueado podem ser abruptos e graves (por exemplo, quando um cálculo biliar bloqueia todo o sistema de drenagem de uma só vez) ou podem aparecer lentamente muitos anos após o início da inflamação do ducto biliar. As doenças do ducto biliar costumam causar sintomas relacionados aos produtos hepáticos que se acumulam e vazam na corrente sanguínea. Outros sintomas resultam da falha dos ductos biliares em fornecer certos sucos digestivos (sais biliares) ao intestino, impedindo a absorção de algumas gorduras e vitaminas. Os sintomas de um ducto biliar bloqueado incluem:

Se você está acima do peso ou tem colesterol alto, corre um risco maior de desenvolver cálculos biliares. Para evitar problemas, trabalhe em direção a um peso saudável por meio de dieta e exercícios. Além disso, uma dieta de quase fome, com objetivo de rápida perda de peso, também pode resultar na formação de cálculos biliares.

Embora o colangiocarcinoma seja incomum, o tabagismo parece aumentar o risco.

Certas infecções por parasitas (Clonorchis sinensis e Opisthorchis viverrini, também conhecido como acaso do fígado chinês) estão associadas a um maior risco de doenças do ducto biliar. Se você viajar para o sudeste da Ásia, coma peixe apenas se estiver bem cozido. Se você comer peixe mal cozido enquanto estiver viajando nessa área, peça ao seu médico um teste de parasita nas fezes, especialmente se você tiver sintomas de perda de peso ou diarréia.