R. Tiradentes, 17

Centro, Canoas - RS

(51) 3472-2215

Agendamentos

(51) 3466-3847

Agendamentos

Seg - Sex

8:00 - 17:45

Visão Geral

Uma endoscopia digestiva alta é um procedimento usado para examinar visualmente o sistema digestivo superior com uma pequena câmera na extremidade de um tubo longo e flexível. Um especialista em doenças do aparelho digestivo (gastroenterologista) usa a endoscopia para diagnosticar e, às vezes, tratar doenças que afetam o esôfago, o estômago e o início do intestino delgado (duodeno).

O termo médico para uma endoscopia alta é esofagogastroduodenoscopia. Você pode fazer uma endoscopia digestiva alta no consultório do seu médico, em um centro cirúrgico ambulatorial ou em um hospital.

Porque Fazer uma Endoscopia?

Uma endoscopia alta é usada para diagnosticar e, às vezes, tratar doenças que afetam a parte superior do sistema digestivo, incluindo o esôfago, o estômago e o início do intestino delgado (duodeno).

Seu médico pode recomendar um procedimento de endoscopia para:

Uma endoscopia às vezes é combinada com outros procedimentos, como um ultrassom. Uma sonda de ultrassom pode ser conectada ao endoscópio para criar imagens especializadas da parede do esôfago ou estômago. Uma ultrassonografia endoscópica também pode ajudar o médico a criar imagens de órgãos de difícil acesso, como o pâncreas. Os endoscópios mais recentes usam vídeo de alta definição para fornecer imagens mais nítidas.

Muitos endoscópios permitem que seu médico use uma tecnologia chamada imagem de banda estreita, que usa luz especial para ajudar a detectar melhor as condições pré-cancerosas, como o esôfago de Barrett.


Dr. Fabrício Bragagnolo – Gastroenterologista

– Veja todos os posts CLIQUE AQUI
– Fique por dentro! Curta nossa página do Facebook CLIQUE AQUI