Visão geral:

Gastrite é um termo geral para diversas condições com uma similaridade entre si: a inflamação do revestimento do estômago. Essa inflamação é mais frequente por conta de infecção com a mesma bactéria que causa grande parte das úlceras estomacais. O uso frequente de certos analgésicos e o consumo de álcool em excesso também são fatores que contribuem para esse quadro.

Quando ocorre repentinamente, chamamos de gastrite aguda, ou, quando ocorre lentamente, ao longo do tempo, chamamos de gastrite crônica. Em alguns casos, ela pode evoluir em úlceras, aumentando o risco de câncer de estômago. Para grande parte das pessoas, com o tratamento adequado, a melhora ocorre rapidamente, não evoluindo para algo mais grave.

Sintomas da gastrite:

Os sinais e sintomas incluem:

Causas da gastrite:

Como dito anteriormente, trata-se de uma inflamação do revestimento do estômago. Fraquezas ou lesões na barreira mucosa que protege a parede do estômago permitem que os sucos digestivos danifiquem e inflamam o revestimento do estômago. Várias doenças e condições podem aumentar o risco de gastrite, incluindo a doença de Crohn e a sarcoidose, uma condição na qual as coleções de células inflamatórias crescem no corpo.

Fatores de risco:

Fatores que aumentam o risco incluem:

Complicações:

Se não tratada, pode levar a úlceras estomacais e sangramento estomacal. Raramente, algumas formas de gastrite crônica podem aumentar o risco de câncer de estômago, especialmente se você tiver um afinamento extensivo do revestimento do estômago e alterações nas células do revestimento. Informe o seu médico se os seus sinais e sintomas não melhorarem, apesar do tratamento.

Prevenção:

Não está claro como o H. pylori se espalha, mas há algumas evidências de que ele pode ser transmitido de pessoa para pessoa ou através de alimentos e água contaminados. Você pode tomar medidas para se proteger de infecções, como o H. pylori, lavando frequentemente as mãos com água e sabão e comendo alimentos cozidos completamente.