R. Tiradentes, 17

Centro, Canoas - RS

(51) 3472-2215

Agendamentos

(51) 3466-3847

Agendamentos

Seg - Sex

8:00 - 17:45

Cafeína envia seu sistema para overdrive?

Não é segredo que a cafeína é um estimulante. Essa é a principal razão pela qual o café é a bebida quente mais popular em muitos países. Mas alguns de nós são intolerantes à cafeína. Isso ocorre porque o quão bem o seu corpo metaboliza a cafeína é realmente determinado por seus genes.

De fato, com os avanços nos testes genéticos, agora é possível testar se você é sensível à cafeína ou não. Para aqueles considerados metabolizadores “lentos” da cafeína, um café forte pode levar ao estresse digestivo, sudorese, aumento da pressão arterial e, potencialmente, até mesmo um risco aumentado de doença cardíaca com consumo regular.

Você experimenta dores de cabeça frequentes ou enxaquecas após certas refeições?

Este é um sintoma bastante comum de intolerância alimentar, e em grande parte evitável quando você sabe quais são os gatilhos.

O gatilho químico alimentar mais conhecido é o Glutamato Monossódico (MSG).

Pesquisas mostram que aqueles com sensibilidade ao glutamato na dieta podem sentir dores de cabeça, rigidez muscular, dormência/formigamento e fraqueza após ingerir grandes quantidades. Os sintomas podem levar várias horas antes de eles baterem.

Você se sente constantemente exausto apesar de dormir bem?

Você costuma se sentir exausto? Não apenas fisicamente, mas mentalmente e emocionalmente também? A síndrome da fadiga crônica é um distúrbio caracterizado por fadiga severa em longo prazo que afeta a capacidade de uma pessoa realizar atividades diárias regulares.

A causa não é bem compreendida, mas a intolerância alimentar tem sido suspeitada há muito tempo como um grande desencadeador ao lado de genética, inflamação, estresse e muito mais. Explorar a melhor forma de tratamento é um processo contínuo, mas é provável que a dieta desempenhe um papel influente.

Talvez seja interessante você agendar uma consulta com o nosso Gastro para investigar uma possível intolerância alimentar caso você se familiarize com algum destes sinais de alerta.

Dr. Fabrício Bragagnolo – Gastroenterologista
– Veja todos os posts CLIQUE AQUI
– Fique por dentro! Curta nossa página do Facebook CLIQUE AQUI