Você não tolera produtos de trigo apesar do teste negativo para doença celíaca?

O glúten é uma proteína encontrada no trigo e outros grãos que é conhecida por causar estresse digestivo em certas pessoas. Aqueles com doença celíaca  têm uma resposta fisiológica à ingestão de glúten, que pode ser testada.

Mas acredita-se que entre 0,5 e 13% das pessoas que não têm doença celíaca ainda experimentam dificuldades para digerir o glúten, uma condição conhecida como Sensibilidade ao Glúten Não-Celíaca ou Intolerância ao Glúten. Embora o mecanismo seja diferente da doença celíaca, acredita-se que os sintomas sejam muito semelhantes.

Com base nas evidências atuais, aqueles que experimentam uma reação ruim a alimentos contendo glúten (e não têm doença celíaca) também devem considerar os FODMAPs como um gatilho para os sintomas.

Você tem uma tireoide hipoativa (hipotireoidismo)?

Uma tireóide hipoativa (hipotireoidismo em um contexto médico) refere-se a quando a glândula tireóide não produz hormônios da tireoide suficientes. A grande maioria dos casos de hipotireoidismo é causada por uma doença autoimune conhecida como  Hashimoto.

Estudos preliminares sugerem uma forte ligação entre Hashimoto e uma intolerância ao glúten (especificamente doença celíaca). De fato, cerca de 16% das pessoas com doença celíaca têm anticorpos que atacam a tireoide.

Vários estudos também descobriram que uma dieta isenta de glúten reduz o número de anticorpos antitireoidianos, o que é favorável ao tratamento com hipotireoidismo e à prevenção de novos problemas.

Por outras palavras, as pessoas com uma tireoide com hipoatividade podem ter maior probabilidade de ter intolerância alimentar, especialmente o glúten.

Leite e iogurte perturbam seu estômago?

A lactose é o açúcar natural encontrado no leite. Nós exigimos a enzima lactase para digeri-lo corretamente. Mas  estima-se que 65% dos seres humanos experimentam alguma dificuldade em digerir a lactose após a infância, com taxas tão altas quanto 90% nas do leste da Ásia. Isso é conhecido como  intolerância à lactose e é uma das intolerâncias alimentares mais amplamente reconhecidas.

A gravidade da reação varia muito, dependendo do indivíduo, mas na maioria dos casos pode causar sintomas gastrointestinais semelhantes aos da Síndrome do intestino irritável.