As úlceras pépticas são feridas abertas que se desenvolvem no revestimento interno do estômago e na porção superior do intestino delgado. O sintoma mais comum de uma úlcera péptica é dor de estômago.

As úlceras pépticas incluem:

As causas mais comuns de úlceras pépticas são a infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) e o uso prolongado de aspirina e anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) (Advil, Aleve, outros). Estresse e alimentos condimentados não causam úlceras pépticas. No entanto, eles podem piorar seus sintomas.

Sintomas:

O sintoma mais comum de úlcera péptica é a dor no estômago. O ácido do estômago piora a dor, assim como o estômago vazio. Muitas vezes, a dor pode ser aliviada pela ingestão de certos alimentos que protegem o ácido estomacal ou pelo uso de um medicamento redutor de ácido, mas pode voltar. A dor pode ser pior entre as refeições e à noite. Quase três quartos das pessoas com úlcera péptica não apresentam sintomas. Com menos frequência, as úlceras podem causar sinais ou sintomas graves, como:

Causas:

As úlceras pépticas ocorrem quando o ácido no trato digestivo devora a superfície interna do estômago ou intestino delgado. O ácido pode criar uma ferida aberta dolorosa que pode sangrar. Seu trato digestivo é revestido com uma camada mucosa que normalmente protege contra ácidos. Mas se a quantidade de ácido aumentar ou diminuir a quantidade de muco, você poderá desenvolver uma úlcera. As causas comuns incluem: