Visão geral:
Gastrite é um termo geral para diversas condições com uma similaridade entre si: a inflamação do revestimento do estômago. Essa inflamação é mais frequente por conta de infecção com a mesma bactéria que causa grande parte das úlceras estomacais. O uso frequente de certos analgésicos e o consumo de álcool em excesso também são fatores que contribuem para esse quadro.
Quando ocorre repentinamente, chamamos de gastrite aguda, ou, quando ocorre lentamente, ao longo do tempo, chamamos de gastrite crônica. Em alguns casos, ela pode evoluir em úlceras, aumentando o risco de câncer de estômago. Para grande parte das pessoas, com o tratamento adequado, a melhora ocorre rapidamente, não evoluindo para algo mais grave.
Sintomas da gastrite:
Os sinais e sintomas incluem:
- Dor ou dor (indigestão) na parte superior do abdômen que podem piorar ou melhorar ao comer;
- Náusea;
- Vômito;
- Uma sensação de plenitude no abdome superior depois de comer.
Causas da gastrite:
Como dito anteriormente, trata-se de uma inflamação do revestimento do estômago. Fraquezas ou lesões na barreira mucosa que protege a parede do estômago permitem que os sucos digestivos danifiquem e inflamam o revestimento do estômago. Várias doenças e condições podem aumentar o risco de gastrite, incluindo a doença de Crohn e a sarcoidose, uma condição na qual as coleções de células inflamatórias crescem no corpo.
Fatores de risco:
Fatores que aumentam o risco incluem:
- Infecção bacteriana. Embora a infecção por Helicobacter pylori esteja entre as infecções humanas mais comuns em todo o mundo, apenas algumas pessoas com infecção desenvolvem gastrite ou outros distúrbios gastrointestinais superiores. Os médicos acreditam que a vulnerabilidade à bactéria pode ser herdada ou causada por escolhas de estilo de vida, como tabagismo e dieta.
- Uso regular de analgésicos. Analgésicos comuns podem causar gastrite aguda ou crônica. O uso regular desses analgésicos ou a ingestão excessiva desses medicamentos pode reduzir uma substância essencial que ajuda a preservar o revestimento protetor do estômago.
- Idoso. Os adultos mais velhos têm um risco aumentado, isso porque, o revestimento do estômago tende a afinar com a idade e porque os idosos têm maior probabilidade de ter infecção por H. pylori ou distúrbios autoimunes do que os mais jovens.
- Uso excessivo de álcool. O álcool pode irritar e corroer o revestimento do estômago, o que torna o estômago mais vulnerável aos sucos digestivos. O uso excessivo de álcool é mais provável que cause gastrite aguda.
- Estresse. Estresse severo devido a grandes cirurgias, lesões, queimaduras ou infecções graves pode causar gastrite aguda.
- Seu próprio corpo atacando as células do seu estômago. Chamado gastrite auto-imune, esse tipo de gastrite ocorre quando seu corpo ataca as células que compõem o revestimento do estômago. Essa reação pode desgastar a barreira protetora do estômago.A gastrite auto-imune é mais comum em pessoas com outros distúrbios auto-imunes, incluindo a doença de Hashimoto e diabetes tipo 1. A gastrite autoimune também pode estar associada à deficiência de vitamina B-12.
- Outras doenças e condições. A gastrite pode estar associada a outras condições médicas, incluindo HIV / AIDS , doença de Crohn e infecções parasitárias.
Complicações:
Se não tratada, pode levar a úlceras estomacais e sangramento estomacal. Raramente, algumas formas de gastrite crônica podem aumentar o risco de câncer de estômago, especialmente se você tiver um afinamento extensivo do revestimento do estômago e alterações nas células do revestimento. Informe o seu médico se os seus sinais e sintomas não melhorarem, apesar do tratamento.
Prevenção:
Não está claro como o H. pylori se espalha, mas há algumas evidências de que ele pode ser transmitido de pessoa para pessoa ou através de alimentos e água contaminados. Você pode tomar medidas para se proteger de infecções, como o H. pylori, lavando frequentemente as mãos com água e sabão e comendo alimentos cozidos completamente.
Dr. Fabrício Bragagnolo – Gastroenterologista
– Veja todos os posts
– Siga nossas redes sociais: Instagram | Facebook
Desenvolvido por ♥ akuta