O tipo mais comum de câncer de estômago é conhecido como adenocarcinoma. O adenocarcinoma é responsável por cerca de 90% de todos os casos de câncer de estômago. O adenocarcinoma é um tipo de câncer que se origina no tecido glandular. Especificamente, ele se origina em um tipo de tecido glandular conhecido como tecido epitelial, que reveste as superfícies e cavidades dos órgãos do corpo. Como todos os nossos órgãos são revestidos com tecido epitelial, os adenocarcinomas podem afetar qualquer órgão onde o tecido epitelial esteja presente, não apenas o estômago.
O adenocarcinoma do estômago se origina nas células que formam a camada mais interna do estômago nas células produtoras de muco, denominadas mucosa.
Outros tipos de cânceres além do adenocarcinoma
Embora o adenocarcinoma seja o tipo mais comum de câncer de estômago, não é o único tipo. Existem outros tipos mais raros de câncer de estômago, e o tratamento e o prognóstico diferem dos adenocarcinomas. Outros tipos de câncer de estômago podem incluir:
- Linfomas gástricos : são cânceres do tecido do sistema imunológico localizado no estômago. O sistema imunológico protege o corpo contra infecções e doenças.
- Tumores estromais gastrointestinais : Também conhecidos como GIST , esses tipos de tumores estomacais podem ser benignos (não cancerosos) ou cancerígenos. Eles se formam a partir de células na parede do estômago chamadas células intersticiais de Cajal, um tipo de tecido muscular liso.
- Tumores carcinóides : esses tumores estomacais são um tipo raro de câncer de crescimento lento que se origina nas células do sistema nervoso e do sistema endócrino.
Se você tiver algum sintoma, inexplicável, de estômago ou digestão, consulte para a realização de um diagnóstico especializado com o Gastroenterologista Dr. Fabrício Bragagnolo aqui do Núcleo do Abdome. Saiba mais sobre os sintomas do câncer de estômago clicando aqui.
Dr. Fabrício Bragagnolo – Gastroenterologista
– Veja todos os posts
– Siga nossas redes sociais: Instagram | Facebook
Desenvolvido por ♥ akuta