Os problemas anatômicos do trato gastrointestinal inferior são problemas relacionados à estrutura do mesmo. As partes do trato gastrointestinal inferior podem estar no lugar errado, podem não ter o formato normal ou podem não se conectar normalmente a outras partes do corpo. Segue alguns exemplos de problemas anatômicos do trato gastrointestinal inferior:
- Malformações anorretais: são defeitos de nascença do ânus ou reto de uma criança que interferem na passagem normal das fezes. As malformações anorretais ocorrem quando o ânus e o reto não se desenvolvem normalmente antes do nascimento.
- Atresia e estenose colônica: a atresia do cólon é um defeito de nascença em que parte do cólon está completamente bloqueada ou ausente. A estenose colônica, que pode ser um defeito congênito ou pode se desenvolver mais tarde na vida, é uma condição na qual parte do cólon é mais estreita do que o normal.
- Má rotação: é um defeito congênito que ocorre quando os intestinos não giram correta ou completamente para sua posição final normal durante o desenvolvimento. Pessoas que nascem com má rotação podem desenvolver sintomas e complicações, mais frequentemente quando são bebês, mas às vezes mais tarde na vida.
- Intussuscepção: é uma condição na qual parte do intestino se dobra para dentro de si mesmo, como um telescópio desmontável. A intussuscepção é a causa mais comum de obstrução intestinal em bebês e crianças pequenas, e a condição é rara em adultos.
- Fístula anorretal: é um túnel anormal do ânus ou reto até a superfície da pele ao redor do ânus. As fístulas colônicas são geralmente uma complicação de cirurgia, diverticulite, doença de Crohn, câncer ou radiação. Qualquer pessoa pode ter uma fístula anorretal, que surge de uma infecção na glândula anal.
- Prolapso retal: ocorre quando o reto desce pelo ânus. Entre os adultos, o prolapso retal é mais comum em pessoas com mais de 50 anos e mais comum em mulheres do que em homens. O prolapso retal é raro em crianças.
- Volvo do cólon: ocorre quando o cólon gira em torno do tecido que o mantém no lugar. Os tipos mais comuns de volvo do cólon são o volvo de sigmoide e o volvo cecal. O volvo do cólon é mais comum em adultos mais velhos.
Dr. Fabrício Bragagnolo – Gastroenterologista
– Veja todos os posts CLIQUE AQUI
– Fique por dentro! Curta nossa página do Facebook CLIQUE AQUI