Compreender os riscos e causas do câncer de estômago é o primeiro passo na busca de testes adequados. Isso, juntamente com exames regulares, pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver câncer de estômago. Certos segmentos da população têm maior risco de desenvolver câncer de estômago. Você pode diminuir certos fatores de risco fazendo escolhas de estilo de vida saudáveis. Outros fatores de risco não estão sob seu controle, especialmente aqueles relacionados ao histórico e hereditariedade da família.
Causas de câncer de estômago: dieta e estilo de vida
A pesquisa associou certas escolhas alimentares e de estilo de vida a taxas mais altas de câncer de estômago. Os pesquisadores pensam que o sal e produtos químicos semelhantes, como o nitrito de sódio, encontrado em carnes curadas, podem se transformar em substâncias causadoras de câncer.
Embora seja bom comer com moderação, uma dieta rica em alimentos ricos em nitrato tem sido associada a taxas mais altas de câncer de estômago. Esses alimentos incluem:
- Carnes processadas ou curadas;
- Alimentos salgados, em conserva e defumados.
Outras opções de dieta e estilo de vida que aumentam o risco de câncer de estômago incluem:
- Fumar ou usar outros produtos do tabaco;
- Obesidade.
Causas de câncer de estômago: condições e doenças
Ter certas condições e doenças específicas do estômago aumenta o risco de desenvolver câncer de estômago. Se você tem um histórico dessas condições e doenças, isso não significa que você irá desenvolver câncer de estômago, apenas significa que você corre um risco maior de desenvolver câncer de estômago. Essas condições e doenças incluem:
- Pólipos estomacais: o risco de câncer de estômago é maior em uma pessoa que teve pequenos crescimentos, chamados pólipos estomacais. Esse risco é maior se você tiver um tipo chamado pólipos adenomatosos.
- Cirurgia estomacal anterior: se você já fez uma cirurgia para remover parte do estômago para úlceras estomacais, você corre um risco aumentado de ocorrência de câncer no estômago que permanece.
- Infecção por Helicobacter pylori: Esta é uma infecção bacteriana que pode causar úlceras estomacais e ferir o revestimento do estômago. Esta bactéria aumenta o risco de câncer de estômago.
- Anemia megoloblástica (perniciosa): Este é um problema grave na produção de glóbulos vermelhos devido à incapacidade do estômago de absorver vitamina B12. Pessoas com anemia megoloblástica estão em maior risco de câncer de estômago.
- Doença de Menetrier: Esta doença rara pode estar ligada ao câncer de estômago. Na doença de Menetrier (também conhecida como gastropatia hipertrófica), você tem grandes dobras no estômago. O revestimento do estômago é anormal e produz muito pouco ácido.
Causas de câncer de estômago: história familiar, hereditariedade e mutações genéticas
Pessoas que têm vários parentes de primeiro grau (mãe, pai, irmã, irmão) que tiveram câncer de estômago são mais propensas a ter câncer de estômago. Além disso, o risco de desenvolver câncer de estômago é maior se você tiver um histórico familiar de certas condições hereditárias e mutações genéticas. Esses incluem:
- Câncer colorretal hereditário sem polipose : esse câncer do trato digestivo inferior está ligado a mutações genéticas herdadas.
- Polipose adenomatosa familiar : Esta doença herdada é caracterizada pelo aparecimento precoce de pólipos por todo o intestino grosso.
- Mutações no gene BRCA1 ou BRCA2 : Certas mutações genéticas hereditárias têm sido associadas ao desenvolvimento de certos tipos de câncer, incluindo câncer de estômago.
- Sangue tipo A : pessoas com sangue tipo A correm maior risco de contrair câncer de estômago. Os pesquisadores ainda não sabem por que isso é verdade.
Temos uma compreensão cada vez mais sofisticada de doenças genéticas e hereditárias. Se você tem um histórico familiar de alguma dessas condições, converse com seu médico sobre aconselhamento genético e testes genéticos.
Causas de câncer de estômago: populações de maior risco
Os pesquisadores conseguiram identificar certos segmentos da população em geral que correm maior risco de desenvolver câncer de estômago. Esses segmentos da população incluem:
- Homens : Embora ainda não esteja claro o porquê, os homens têm duas vezes mais chances de desenvolver câncer de estômago do que as mulheres.
- Idosos : À medida que envelhecemos, nossa chance de contrair câncer de estômago aumenta. Após os 50 anos de idade, as pessoas têm mais chances de ter câncer de estômago. A maioria das pessoas com câncer de estômago tem entre 60 e 80 anos.
Dr. Fabrício Bragagnolo – Gastroenterologista
– Veja todos os posts
– Siga nossas redes sociais: Instagram | Facebook
Desenvolvido por ♥ akuta