O seu médico pode suspeitar que você tenha um problema do ducto biliar se tiver algum dos sintomas clássicos ou se um exame de sangue mostrar que você tem um nível alto de bilirrubina. O seu médico fará o seu histórico médico e o examinará para procurar pistas que possam explicar os danos nos ductos biliares e no fígado. Como a inflamação do fígado (hepatite) e as cicatrizes do fígado (cirrose) podem causar sintomas semelhantes, seu médico perguntará sobre o uso de álcool, drogas e práticas sexuais, o que pode resultar em doença hepática.
Se você tiver cálculos biliares, tiver sofrido pancreatite ou cirurgia abdominal ou apresentar sintomas de uma condição auto-imune (como dor de artrite, boca ou olhos secos, erupções cutâneas ou diarréia com sangue), informe o seu médico. Como alguns medicamentos podem retardar a drenagem através dos ductos biliares, seus medicamentos devem ser revistos.
Você precisará de exames de sangue para medir seus níveis de fosfatase alcalina, bilirrubina e / ou gama-glutamiltransferase (GGT). Estes são marcadores de obstrução do ducto biliar. Outros exames de sangue podem sugerir inflamação do fígado ou cirrose. Ocasionalmente, exames de sangue especializados podem ser úteis, como testes de anticorpos para diagnosticar cirrose biliar primária ou colangite esclerosante primária. Um exame de sangue com um alto nível de CA 19-9 pode sugerir um diagnóstico de colangiocarcinoma.
Se o seu médico suspeitar de um problema do ducto biliar, testes adicionais dependerão da causa suspeita da doença. Os testes comumente usados incluem:
- Ultra-som do quadrante superior direito. Isso fornece imagens do fígado, vesícula biliar e ducto biliar comum. Por exemplo, pode mostrar o aumento dos dutos acima de um bloqueio
- Tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM) do fígado
- Colangiopancreatografia endoscópica retrógrada, um exame no qual uma pequena câmera com um cordão flexível é inserida através da boca e passa pelo estômago até a abertura onde o ducto biliar comum se esvazia no estômago. Um corante pode ser injetado no ducto biliar comum que aparecerá nos raios-X. A aparência dos ductos biliares nos raios X pode fornecer pistas para o problema. Células de amostra das paredes do ducto biliar podem ser examinadas ao microscópio quanto à evidência de câncer. Tratamentos para aliviar os bloqueios podem ser realizados durante este exame.
- Colangiopancreatografia por ressonância magnética, exame semelhante ao exame endoscópico acima. A vantagem: as imagens de ressonância magnética podem ser obtidas sem passar um endoscópio no estômago. A desvantagem deste teste é que o tecido para uma biópsia (exame laboratorial) não pode ser obtido.
- Colangiografia (raios-X dos ductos biliares), que também pode ser realizada após a injeção do corante no fígado. Isso permite que os médicos observem o fluxo da bile enquanto ela drena do fígado. O tecido para biópsia pode ser obtido durante esse procedimento e qualquer bloqueio ou estreitamento pode ser aliviado.
- Uma amostra de biópsia do fígado, obtida usando uma agulha na pele. O tecido é examinado quanto a evidências de inflamação ou câncer.
Se você tem uma forma crônica de doença do ducto biliar, seu médico pode verificar se há anormalidades no colesterol ou osteoporose. Ambas as condições são mais comuns em pessoas com anormalidades de longa data na drenagem do ducto biliar.
Dr. Fabrício Bragagnolo – Gastroenterologista
– Veja todos os posts
– Siga nossas redes sociais: Instagram | Facebook
Desenvolvido por ♥ akuta