As infecções relacionadas ao bloqueio de cálculos biliares apresentam excelentes resultados quando tratadas. Mesmo a infecção mais grave, a colangite ascendente, tem uma baixa taxa de mortalidade se tratada prontamente.

O prognóstico para colangite esclerosante primária e cirrose biliar primária melhorou com o melhor tratamento médico e o potencial de transplante de fígado.

O prognóstico para as pessoas com colangiocarcinoma é melhor se o câncer for descoberto enquanto ainda estiver confinado ao ducto. Pode então ser tratado cirurgicamente. Uma vez que o câncer se espalhou, a taxa de sobrevivência é muito menor.

Quando chamar um profissional

Se você desenvolver um amarelecimento da pele ou dos olhos, entre em contato com seu médico. Se você também tiver febre ou dor abdominal, procure aconselhamento profissional imediatamente.

Duração esperada

Para tratar um bloqueio e infecção por cálculos biliares (colecistite), os médicos prescrevem primeiro antibióticos. Após a infecção desaparecer, um cirurgião remove a vesícula biliar.

Os sintomas causados ​​por uma cicatriz (estenose) podem melhorar rapidamente após o tratamento restaurar a drenagem do ducto.

Os sintomas de cirrose biliar primária e colangite esclerosante primária são doenças de longa duração. Eles podem piorar constantemente e levar a cirrose e insuficiência hepática após anos de danos. Quando a insuficiência hepática se desenvolve, um transplante de fígado pode melhorar a sobrevida. No entanto, a colangite esclerosante primária e a cirrose biliar primária podem retornar após o transplante.