Para tratar um bloqueio de cálculos biliares acompanhado por sinais de dor ou infecção persistente, um gastroenterologista ou cirurgião pode remover pedras no ducto biliar usando colangiopancreatografia endoscópica retrógrada. O endoscópio corta a base do ducto biliar comum, permitindo a passagem de uma pedra. Em alguns casos, o endoscopista pode inserir vários dispositivos no ducto biliar para extrair a pedra. Esse mesmo procedimento pode ampliar uma área do ducto biliar marcado (estenose) inserindo e expandindo uma bobina de arame (chamada stent) dentro do ducto. Os médicos geralmente recomendam que qualquer pessoa com bloqueio do ducto biliar de um cálculo biliar tenha sua vesícula biliar removida para evitar outro bloqueio.

É raro encontrar câncer de ducto biliar precocemente, mas se for encontrado precocemente, pode ser tratado com cirurgia. Quando o câncer está mais avançado, a cirurgia não pode remover totalmente o tumor. Os procedimentos cirúrgicos podem ajudar os pacientes com câncer a se sentirem melhor, mesmo que não possam fornecer uma cura. A cirurgia pode redirecionar o ducto biliar para permitir uma melhor drenagem. Os tratamentos de radiação podem ajudar a encolher, mas não curar, um tumor do ducto biliar.

Atresia biliar, falha no desenvolvimento de ductos biliares normais em bebês, pode ser tratada por cirurgia. Um método usa uma porção do intestino do bebê para substituir os segmentos ausentes do ducto biliar. Outro método requer redirecionar a drenagem biliar e cirurgia intestinal adicional. No entanto, a maioria dos bebês com essa condição continua a ter inflamação devido à má drenagem e, eventualmente, desenvolve cicatrizes (cirrose) e requer um transplante de fígado.

Como a cirrose biliar primária e a colangite esclerosante primária podem causar insuficiência hepática grave, pode ser necessário um transplante de fígado para sobrevida a longo prazo. O tratamento pode reduzir os sintomas ou retardar a progressão da doença. Na cirrose biliar primária, o medicamento mais utilizado é o ursodiol (Actigall).

O sintoma mais incômodo na doença crônica do ducto biliar, o prurido, pode ser reduzido com o medicamento – colestiramina (Questran) ou colestipol (Colestid) – que impede a absorção de substâncias irritantes no intestino. Outro medicamento, naloxona, pode neutralizar irritantes que causam coceira. Se as fezes oleosas forem um problema, uma dieta com pouca gordura pode ser útil. Os médicos recomendam suplementos multivitamínicos para melhorar a nutrição.