Visão Geral sobre a intolerância a lactose

Pessoas com intolerância à lactose não conseguem digerir totalmente o açúcar (lactose) do leite. Como resultado, eles têm diarreia, gases e inchaço após comer ou beber laticínios. A condição, também chamada de má absorção de lactose, geralmente é inofensiva, mas seus sintomas podem ser desconfortáveis.

A quantidade insuficiente de uma enzima produzida no intestino delgado (lactase) geralmente é responsável pela intolerância. Você pode ter baixos níveis de lactase e ainda assim ser capaz de digerir produtos lácteos. Mas se seus níveis estiverem muito baixos, você se torna intolerante à lactose, levando a sintomas após comer ou beber laticínios.

A maioria das pessoas com esse tipo de intolerância pode controlar a condição sem ter que abandonar todos os laticínios.

Sintomas da intolerância a lactose

Os sinais e sintomas de intolerância à lactose geralmente começam 30 minutos a duas horas após comer ou beber alimentos que contenham lactose. Os sinais e sintomas comuns incluem:

Se você costuma apresentar sintomas de intolerância à lactose após comer laticínios, principalmente se estiver preocupado em obter cálcio suficiente, então, marque uma consulta no Núcleo do Abdome para realizar o nosso teste de hidrogênio que é um método de exame, não invasivo, feito por testes respiratórios que medem o nível de hidrogênio identificando possíveis intolerâncias alimentares. Dessa forma, você saberá se possuí alguma intolerância para elaborar a melhor estratégia de dieta.

Causas da intolerância a lactose

Ocorre quando o intestino delgado não produz uma enzima (lactase) suficiente para digerir o açúcar do leite (lactose). Normalmente, a lactase transforma o açúcar do leite em dois açúcares simples – glicose e galactose – que são absorvidos pela corrente sanguínea através do revestimento intestinal. Se você é deficiente em lactase, a lactose em sua comida passa para o cólon em vez de ser processada e absorvida. No cólon, as bactérias normais interagem com a lactose não digerida, causando os sinais e sintomas de intolerância à lactose.

Existem três tipos de intolerância à lactose. Diferentes fatores causam a deficiência de lactase subjacente a cada tipo. No próximo post falaremos sobre estes três tipos.