A obesidade infantil pode ter complicações físicas, sociais e emocionais prejudicando o para o bem-estar do seu filho. Neste post, estaremos falando um pouco mais sobre essas complicações e como elas afetam as crianças.
Complicações físicas
- Diabetes tipo 2. Esta condição crônica afeta o modo como o corpo de seu filho usa açúcar (glicose). Obesidade e um estilo de vida sedentário aumentam o risco de diabetes tipo 2.
- Síndrome metabólica. Esse conjunto de condições pode colocar seu filho em risco de doença cardíaca, diabetes ou outros problemas de saúde. As condições incluem pressão alta, açúcar elevado no sangue, triglicerídeos elevados, colesterol HDL baixo (“bom”) e excesso de gordura abdominal.
- Colesterol alto e pressão alta. Uma dieta pobre pode levar seu filho a desenvolver uma ou ambas as condições. Esses fatores podem contribuir para o acúmulo de placas nas artérias, o que pode fazer com que as artérias se estreitem e endurecem, possivelmente levando a um ataque cardíaco ou derrame mais tarde na vida.
- Asma. As crianças com excesso de peso ou obesas podem ter mais probabilidade de ter asma.
- Distúrbios do sono. A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio potencialmente grave no qual a respiração de uma criança pára e começa repetidamente durante o sono.
- Doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA). Este distúrbio, que geralmente não causa sintomas, faz com que depósitos de gordura se acumulem no fígado. DHGNA pode levar a cicatrizes e danos no fígado.
- Fraturas ósseas. Crianças obesas são mais propensas a quebrar ossos do que crianças com peso normal.
Complicações sociais e emocionais
- Baixa auto-estima e sendo intimidada. As crianças muitas vezes provocam ou intimidam os seus colegas com excesso de peso, que sofrem uma perda de auto-estima e um aumento do risco de depressão como resultado.
- Comportamento e problemas de aprendizagem. As crianças com excesso de peso tendem a ter mais ansiedade e habilidades sociais mais pobres do que as crianças com peso normal. Esses problemas podem levar as crianças que estão acima do peso a agir e interromper suas aulas ou a se retirar socialmente.
- Depressão. A baixa auto-estima pode criar sentimentos avassaladores de desesperança, o que pode levar à depressão em algumas crianças que estão acima do peso.
O Núcleo do Abdome da Multiclínica Palombini possui serviços de Nutrição e uma equipe multidisciplinar que contribui para uma melhor qualidade de vida de seus pacientes. CLIQUE AQUI e veja todas as nossas especialidades.
Dr. Fabrício Bragagnolo – Gastroenterologista
– Veja todos os posts
– Siga nossas redes sociais: Instagram | Facebook
Desenvolvido por ♥ akuta