Você pode ser instruído a visitar um gastroenterologista, um especialista em doenças digestivas, se tiver sintomas como movimentos intestinais anormais, sangramento retal, azia frequente, dor abdominal, inchaço, dificuldade para engolir ou se for maior de idade para começar a fazer exames regularmente para câncer colorretal .
Se os seus sintomas forem novos ou de gravidade moderada, você pode querer primeiro visitar seu médico regular para testes preliminares. Ele ou ela determinam se você deve ou não ser encaminhado a um especialista.
O que é um gastroenterologista?
Quando consideramos o sistema gastrointestinal humano, muitos são tentados a limitá-lo ao estômago e aos intestinos. Na realidade, a gastroenterologia examina a função normal e as doenças do esôfago, estômago, intestino delgado, cólon e reto, pâncreas, vesícula biliar, dutos biliares e fígado.
Condições gerenciadas por gastroenterologistas
As condições, doenças e distúrbios mais comuns diagnosticados e tratados por gastroenterologistas incluem o seguinte:
- Câncer (gastrointestinal, hepático, pancreático, colorretal)
- Síndrome do intestino irritável (IBS)
- Doença celíaca
- Doença inflamatória intestinal
- Doença da Vesícula Biliar
- GERD (azia, refluxo ácido)
- Hemorróidas (veias inchadas na parte mais baixa do reto e ânus)
- Pólipos (crescimento anormal do tecido)
- Úlceras (feridas dolorosas na mucosa do estômago)
- Pancreatite
Existem alguns sinais e sintomas que ocorrem com frequência que podem justificar uma visita ao seu gastroenterologista, que pode então diagnosticar e tratar qualquer uma das inúmeras doenças relacionadas aos seus sintomas. Aqui estão alguns sinais de que você deve considerar o agendamento de uma consulta com seu gastroenterologista:
1. Movimentos intestinais anormais
- Constipação: se você evacua menos de três evacuações por semana, sua constipação pode ser causada por bloqueios, problemas neurológicos, disfunção muscular ou hormonal, dieta ou outros fatores. Um gastroenterologista pode ajudá-lo a determinar qual é a causa.
- Diarreia: se as fezes persistirem por mais de alguns dias, pode ser devido a um vírus, parasita / bactéria, intolerância à lactose, uma reação a medicamentos ou pode ser um indicativo de outros distúrbios digestivos, como a doença de Crohn ou colite ulcerosa, só para citar alguns.
2. Sangramento retal
As causas do sangue nas fezes podem variar em gravidade, mas geralmente significa que há sangramento em algum lugar do trato digestivo. Isso pode ser causado por uma fissura anal (um pequeno corte ou rasgo no tecido que reveste o ânus), hemorroidas ou pode ser algo que requeira atenção médica, como câncer.
3. Azia frequente
Provavelmente, azia ocasional não é motivo de preocupação, mas a azia frequente pode indicar doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), esôfago de Barrett e, possivelmente, até câncer de esôfago. Se o refluxo ácido ocorrer com frequência, você pode ser diagnosticado com DRGE e começar a receber medicamentos para aliviar o desconforto e fazer exames para confirmar o diagnóstico.
4. Dor abdominal e distensão abdominal
Dor abdominal leve e ocasional e inchaço podem não ser causa suficiente para consultar um especialista. No entanto, se ocorrer dor abdominal ou inchaço após quase todas as refeições que você ingere, ou se for acompanhada por náusea ou evacuações doloridas, certifique-se de informar seu médico sobre esses aspectos de seu desconforto, pois ele pode decidir encaminhá-lo a um gastroenterologista para mais testes.
5. Dor esofágica ou dificuldade em engolir (disfagia)
Certas doenças podem causar dificuldade em engolir ou incapacidade de engolir. Se você sentir dor esofágica frequente ou dificuldade para engolir, ou se a dificuldade para engolir se intensificar com o tempo, um gastroenterologista pode realizar um procedimento conhecido como endoscopia alta para determinar a causa do seu desconforto e começar a administrar o tratamento.
Dr. Fabrício Bragagnolo – Gastroenterologista
– Veja todos os posts
– Siga nossas redes sociais: Instagram | Facebook
Desenvolvido por ♥ akuta