Existem três tipos de intolerância à lactose. Diferentes fatores causam a deficiência de lactase subjacente a cada tipo.

Intolerância primária à lactose

Pessoas que desenvolvem intolerância à lactose primária começam a vida produzindo lactase suficiente. Os bebês, que obtêm toda a nutrição do leite, precisam de lactase. Dos tipos de intolerância a lactose, a intolerância primária é a mais comum.

Conforme as crianças substituem o leite por outros alimentos, a quantidade de lactase que elas produzem normalmente cai, mas geralmente permanece alta o suficiente para digerir a quantidade de laticínios em uma dieta típica de adulto. Na intolerância à lactose primária, a produção de lactase cai drasticamente na idade adulta, tornando os produtos lácteos difíceis de digerir.

Intolerância secundária à lactose

Esta forma de intolerância à lactose ocorre quando o intestino delgado diminui a produção de lactase após uma doença, lesão ou cirurgia envolvendo o intestino delgado. As doenças associadas à intolerância à lactose secundária incluem infecção intestinal, doença celíaca, crescimento excessivo de bactérias e doença de Crohn.

O tratamento do distúrbio subjacente pode restaurar os níveis de lactase e melhorar os sinais e sintomas, embora possa levar algum tempo.

Intolerância congênita ou de desenvolvimento à lactose

É possível, mas raro, que os bebês nasçam com intolerância à lactose causada pela falta de lactase. Esse distúrbio é transmitido de geração em geração em um padrão de herança denominado autossômico recessivo, o que significa que tanto a mãe quanto o pai devem transmitir a mesma variante genética para que uma criança seja afetada. Bebês prematuros também podem ter intolerância à lactose devido a um nível insuficiente de lactase.

Fatores de risco

Os fatores que podem tornar você ou seu filho mais propensos à intolerância à lactose incluem: