As úlceras pépticas são feridas abertas que se desenvolvem no revestimento interno do estômago e na porção superior do intestino delgado. O sintoma mais comum de uma úlcera péptica é dor de estômago.
As úlceras pépticas incluem:
- Úlceras gástricas que ocorrem no interior do estômago;
- Úlceras duodenais que ocorrem no interior da porção superior do intestino delgado (duodeno).
As causas mais comuns de úlceras pépticas são a infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) e o uso prolongado de aspirina e anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) (Advil, Aleve, outros). Estresse e alimentos condimentados não causam úlceras pépticas. No entanto, eles podem piorar seus sintomas.
Sintomas:
- Dor de estômago ardente;
- Sensação de plenitude, inchaço ou arroto;
- Intolerância a alimentos gordurosos;
- Azia;
- Náusea.
O sintoma mais comum de úlcera péptica é a dor no estômago. O ácido do estômago piora a dor, assim como o estômago vazio. Muitas vezes, a dor pode ser aliviada pela ingestão de certos alimentos que protegem o ácido estomacal ou pelo uso de um medicamento redutor de ácido, mas pode voltar. A dor pode ser pior entre as refeições e à noite. Quase três quartos das pessoas com úlcera péptica não apresentam sintomas. Com menos frequência, as úlceras podem causar sinais ou sintomas graves, como:
- Vômito ou vômito de sangue – que pode aparecer vermelho ou preto;
- Sangue escuro nas fezes, ou nas fezes pretas ou tarry;
- Problemas respiratórios;
- Sentindo tonto;
- Náusea ou vômito;
- Perda de peso inexplicável;
- Mudanças de apetite.
Causas:
As úlceras pépticas ocorrem quando o ácido no trato digestivo devora a superfície interna do estômago ou intestino delgado. O ácido pode criar uma ferida aberta dolorosa que pode sangrar. Seu trato digestivo é revestido com uma camada mucosa que normalmente protege contra ácidos. Mas se a quantidade de ácido aumentar ou diminuir a quantidade de muco, você poderá desenvolver uma úlcera. As causas comuns incluem:
- Uma bactéria As bactérias Helicobacter pylori geralmente vivem na camada mucosa que cobre e protege os tecidos que revestem o estômago e o intestino delgado. Freqüentemente, a bactéria H. pylori não causa problemas, mas pode causar inflamação da camada interna do estômago, produzindo uma úlcera.Não está claro como a infecção por H. pylori se espalha. Pode ser transmitido de pessoa para pessoa por contato próximo, como beijar. As pessoas também podem contrair H. pylori através de alimentos e água.
- Uso regular de certos analgésicos. Tomar aspirina, bem como certos medicamentos analgésicos vendidos sem receita e prescritos, chamados anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), podem irritar ou inflamar o revestimento do estômago e do intestino delgado. Esses medicamentos incluem ibuprofeno (Advil, Motrin IB, outros), naproxeno sódico (Aleve, Anaprox, outros), cetoprofeno e outros. Eles não incluem acetaminofeno (Tylenol).As úlceras pépticas são mais comuns em adultos mais velhos que tomam esses medicamentos para dor com freqüência ou em pessoas que tomam esses medicamentos para osteoartrite.
- Outros medicamentos Tomar outros medicamentos juntamente com os AINEs, como esteróides, anticoagulantes, aspirina em baixa dose, inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), alendronato (Fosamax) e risedronato (Actonel), pode aumentar muito a chance de desenvolver úlceras.
Dr. Fabrício Bragagnolo – Gastroenterologista
– Veja todos os posts
– Siga nossas redes sociais: Instagram | Facebook
Desenvolvido por ♥ akuta