Um ultrassom renal é um exame diagnóstico não invasivo que produz imagens, usadas para avaliar o tamanho, a forma e a localização dos rins. O ultrassom também pode ser usado para avaliar o fluxo sanguíneo para os rins. O ultrassom usa um transdutor que envia ondas de ultrassom a uma frequência muito alta para ser ouvida. O transdutor de ultrassom é colocado sobre a pele e as ondas de ultrassom se movem pelo corpo para os órgãos e estruturas internos. As ondas sonoras refletem os órgãos como um eco e retornam ao transdutor. O transdutor processa as ondas refletidas, que são convertidas por um computador em uma imagem dos órgãos ou tecidos sendo examinados.
As ondas sonoras viajam em velocidades diferentes, dependendo do tipo de tecido encontrado – mais rápido através do tecido ósseo e mais lento através do ar. A velocidade na qual as ondas sonoras são retornadas ao transdutor, bem como quanto da onda sonora retorna, é traduzida pelo transdutor como tipos diferentes de tecido.
Um gel de ultrassom é colocado no transdutor e na pele para permitir um movimento suave do transdutor sobre a pele e eliminar o ar entre a pele e o transdutor para a melhor condução sonora. Outro tipo de ultrassom é o ultrassom Doppler, às vezes chamado de estudo duplex, usado para mostrar a velocidade e a direção do fluxo sanguíneo no peito. Ao contrário de um ultrassom padrão, algumas ondas sonoras durante o exame Doppler são audíveis.
O ultrassom pode ser usado com segurança durante a gravidez ou na presença de alergias ao contraste, porque não são usados radiação ou corantes. Outros procedimentos relacionados que podem ser realizados para avaliar os rins incluem: raios-X, tomografia computadorizada, tomografia renal, pielografia anterógrada, pielograma intravenoso e angiograma renal.
Quais são as razões para realizar um ultrassom renal?
Um ultrassom renal pode ser usado para avaliar o tamanho, localização e forma dos rins e estruturas relacionadas, como os ureteres e a bexiga. O ultrassom pode detectar cistos, tumores, abscessos, obstruções, coleta de líquidos e infecções dentro ou ao redor dos rins. Cálculos (pedras) dos rins e ureteres podem ser detectados por ultrassom.
Um ultrassom renal pode ser realizado para ajudar na colocação de agulhas usadas para biópsia (obter uma amostra de tecido) dos rins, drenar o líquido de um cisto ou abscesso ou colocar um tubo de drenagem. Este procedimento também pode ser usado para determinar o fluxo sanguíneo para os rins através das artérias e veias renais. Podem haver diversas razões para o seu médico recomendar este exame.
Dra. Carolina Custódio – Radiologista
– Veja todos os posts
– Siga nossas redes sociais: Instagram | Facebook
Desenvolvido por ♥ akuta