Prevenção
Se seu filho está com obesidade mórbida infantil ou está atualmente com um peso saudável, você pode tomar medidas para obter ou manter as coisas no caminho certo.
- Limite o consumo de bebidas açucaradas pelo seu filho ou evite-o
- Fornecer muitas frutas e legumes
- Coma refeições com a família sempre que possível
- Limite de comer fora, especialmente em restaurantes fast-food, e quando você comer fora, ensine seu filho a fazer escolhas mais saudáveis
- Ajuste os tamanhos das porções apropriadamente para a idade
- Limite a TV e outro “tempo de tela” a menos de 2 horas por dia para crianças com mais de 2 anos e não permita televisão para crianças menores de 2 anos
- Certifique-se de que seu filho durma o suficiente
Além disso, certifique-se de que o seu filho consulte o médico para exames de pelo menos uma vez por ano. Durante essa visita, o médico mede a altura e o peso do seu filho e calcula seu IMC. Um aumento no IMC do seu filho ou na sua classificação percentil ao longo de um ano é um possível sinal de que o seu filho corre o risco de ficar com excesso de peso.
Diagnóstico
Como parte do cuidado regular da criança, o médico calcula o IMC do seu filho e determina onde ele se encaixa no gráfico de crescimento do IMC por idade. O IMC ajuda a indicar se seu filho está acima do peso para sua idade e altura.
Usando o gráfico de crescimento, o médico determina o percentil de seu filho, ou seja, como ele se compara a outras crianças do mesmo sexo e idade. Por exemplo, se seu filho está no 80º percentil, isso significa que, em comparação com outras crianças do mesmo sexo e idade, 80% têm um peso ou IMC menor.
Os pontos de corte nesses gráficos de crescimento, estabelecidos pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, ajudam a identificar crianças com excesso de peso e obesas:
- IMC entre percentis 85 e 94 – excesso de peso
- IMC percentil 95 ou acima – obesidade
Como o IMC não considera coisas como ser musculoso ou ter uma estrutura corporal maior que a média e porque os padrões de crescimento variam muito entre as crianças, seu médico também influencia no crescimento e desenvolvimento de seu filho. Isso ajuda a determinar se o peso do seu filho é um problema de saúde.
Além do IMC e do peso dos gráficos nas tabelas de crescimento, o médico avalia:
- História da sua família sobre obesidade e problemas de saúde relacionados ao peso, como diabetes
- Hábitos alimentares do seu filho
- O nível de atividade do seu filho
- Outras condições de saúde que seu filho tem
- História psicossocial, incluindo incidências de depressão, distúrbios do sono e tristeza e se o seu filho se sente isolado ou sozinho ou é alvo de bullying
Exames de sangue
O médico do seu filho pode pedir exames de sangue se ele achar que seu filho é obeso. Esses testes podem incluir:
- Um teste de colesterol
- Um teste de açúcar no sangue
- Outros exames de sangue para verificar desequilíbrios hormonais, deficiência de vitamina D ou outras condições associadas à obesidade
Alguns desses testes exigem que seu filho não coma ou beba nada antes do teste. Pergunte se seu filho precisa jejuar antes de um exame de sangue e por quanto tempo.
O Núcleo do Abdome da Multiclínica Palombini possui serviços de Nutrição e uma equipe multidisciplinar que contribui para uma melhor qualidade de vida de seus pacientes.
Dr. Fabrício Bragagnolo – Gastroenterologista
– Veja todos os posts
– Siga nossas redes sociais: Instagram | Facebook
Desenvolvido por ♥ akuta